segunda-feira, 11 de agosto de 2014

#69. The Sahaja Diaries: Ghost/Os Diários do Sahaja: Fantasma

[versão em português logo abaixo]

You grow, you grow like tornado
You grow from the inside
Destroy everything through
Destroy from the inside
Erupt like volcano
You flow from the inside
You kill everything through
You kill from the inside [Jónsi, Tornado]

I have no room, just a tiny tent inside which I placed my little shrine. Wake-up, work in the kitchen, cooking, washing dishes, cleaning shelters, sweeping and mopping the floor. And when I'm not working, then I'm singing devotional songs or sitting by myself in silence or around Mooji in satsang, and eventually washing my clothes.  Hands smelling like onions and garlic and submerged in the rule of silence and no social interactions of the ashram, I have no books to read, no films to watch in my computer, no private space other than the little blue tent, no meetings with friends, internet surfing, shopping, phone calls. No close remainders of who I am, no make-up to look better or a nice pair of jeans, no compliments and no clue of how I’m seen like by others, of my career and prospects, no memories of my past recollected in my contact with the ones that live here with me. None treats me like a doctoral student, lover, an old friend, or an official officer, or a rockn’ roll lover, or a cyclist, a yogi, daughter, colleague. I’m none to be seen and none to see. 

The sun rises and sets and I don't notice because I'm just not there, entertaining anything personal about my life. I'm not moving on, becoming better, thinking about me, doing something for my own good. This is not a place where we're seeking evolution, anyways - it's never been about this. There's me, there’s silence and nature. That’s all.

It feels like I’m a ghost living through the very bare nature of flesh. What are you when you’re stripped from your humanity? Where’s time when there’s no newspaper and office hours? When there’s a pervasive ignoring of all your deeds from the past which constitute your very personality, of memories, of the traces of constructed beauty&style in your body you strive so much to maintain? Where is time when there's no thinking? When you're driven into ignoring and erasing them all in the present presence of chopping garlic? When you’re fully busy with activities that have to be executed here and now, no distractions – chop these onions, wash the cauliflowers, clean the counters? What are you when you have no reason to check how you look in the mirror, when you’re nothing but the flesh that walks your invisible way alone among so many others?

What is left of you when there’s no time past and no dreams?

What is actually left from you when there is no you out there?

*The little shrine inside my tent. Sahaja, July 2014

 *Jónsi's Tornado

** Between 24 June and 23rd July I lived in "Monte Sahaja", the ashram of my Guru in the southern region of Portugal. This is the fourth of a series of entries I wrote when I was there, and they'll be published here under the title "The Sahaja Diaries", a sort of chapter in the wider landscape of my Summer Diaries Series.
All love and gratitude to Mooji-ji, in whose feet my head is always resting.
All love and gratitude to my friend in the Mooji sangha, whose presence I feel deeply in m heart wherever I am.

 * * *
[versão em português]


You grow, you grow like tornado
You grow from the inside
Destroy everything through
Destroy from the inside
Erupt like volcano
You flow from the inside
You kill everything through
You kill from the inside  [Jónsi, Tornado]


Quarto que nada: eu durmo na minha barraca minúscula, e naquele espaço onde caibo só na transversal eu encontrei um cantinho pra montar o meu altar. Acordar, trabalhar na cozinha, cozinhar para 100 pessoas, lavar a louça de 100 pessoas, limpar as bancadas, varrer e esfregar o chão. E quando não trabalho, então eu estou por aí cantando mantras ou sentada em algum lugar sozinha e em silêncio. Ou em satsang com o Mooji - e quando sobra um tempinho eu estou lavando as minhas roupas. Mãos com cheiro de alho e cebola, eu não tenho livros pra ler, nem filmes para assistir no meu computador, nem qualquer espaço-privado-só-meu para além da minha barraca; não tenho encontros com amigos, internet, compras, ninguém me liga. Nada que me lembre quem eu sou no mundo em que eu tenho que ser alguém, nenhuma maquiagem pra ficar mais bonita, nem meu par de jeans, nenhum elogio e nem qualquer pista sobre como os outros me vêem, sobre o que vai acontecer com a minha carreira nos próximos meses, e o meu contato com os outros não tem nenhuma relação com qualquer memória do passado. Mergulhada completamente na regra de silêncio e de não-interações sociais do ashram, ninguém aqui sabe o que eu faço ou de onde eu venho, e portanto ninguém me trata como se eu fosse uma doutoranda, uma amiga antiga, funcionária pública, maníaca por rockn'roll, ciclista, yogi, filha, colega. Eu não sou vista por ninguém e não vejo os demais. Tudo me atravessa, todos os olhares passam por mim como se eu fosse transparente.

O sol levanta e se põe e eu não noto direito. Acho que é porque de uma certa maneira eu não estou lá alimentando algo pessoal sobre a minha vida. Não estou começando algo novo, nem ficando melhor e ou pensando sobre mim, no singular - e nem sobre nada, na verdade. Não tenho tempo ou qualquer estímulo para ser eu mesma, pessoal, diferente dos outros. Este lugar e estes ensinamentos nunca foram sobre como-fazer-para-ser-uma-pessoa-melhor. Existo eu, existe o silêncio e a natureza - e isto é tudo que existe.

Um fantasma vivendo exposto à própria natureza da sua nudez, carne crua. O que você é quando está despida dos traços que formam a sua conhecida porção de humanidade? Onde está o tempo quando não existe jornal e nem horário de expediente? Quando todos os feitos do passado que constituem o coração da sua personalidade foram apagados - e as memórias, e os traços de beleza física e estilo que você tenta tanto manter no seu corpo? Onde está o tempo quando não existe a vontade do pensamento? Quando você é levado a substituir sua reflexão pelo cortar 5 cabeças de alho em 15 minutos? Quando você está cheio de tarefas que têm que ser executadas aqui e agora? O que é você quando você não tem nenhuma razão para olhar no espelho, quando você vira só um corpo andando sozinho em volta de um monte de desconhecidos sobre os quais você, também, não tem nenhuma referência?

O que sobra de você quando não existe tempo e nem sonhos?

O que sobra de você quando não existe você?

*O altar dentro da minha barraca. Sahaja, Julho de 2014


*"Tornado", música do Jónsi.

** Entre os dias 24 de junho e 23 de julho deste ano eu vivi no "Monte Sahaja", o ashram do meu guru no Alentejo, sul de Portugal. Esta é a quarta de uma série de notas que eu escrevi no meu diário durante meu tempo por lá, e elas serão publicadas aqui no blog sob o título "Os Diários do Sahaja". Eles fazem parte e são um capítulo da minha busca espiritual durante o verão de 2014, e que eu estou publicando como "Os Diários dos Verão".
Meu amor e gratidão ao querido guru Mooji-ji, em cujos pés minha cabeça está sempre repousando.
Todo amor e gratidão ao amigos da sangha, cuja presença eu sinto dentro do meu coração todos os dias, em qualquer lugar que eu esteja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário