sábado, 9 de agosto de 2014

#68. The Sahaja Diaries: Resistance/Os Diários do Sahaja: Resistência

[versão em português logo abaixo]

I never know exactly how it starts. Or why. Yet it comes, sometimes - gradually in the beginning, just to soon burst open-wound at once.

: a feeling of closure that takes my entire body hostage, the oh so real feeling that my chest is turning into a cage, stone, piece of wood.  Difficulty to breathe, cold sweat, fast heartbeat, lungs contracted (so tight). But not only the body: just like that ancient kind of torture in which the victim’s limbs are stretched by 4 horses going in distinct directions, in these days these strangely violent thoughts flood me and it's them and only them, you’ve always known you’d lose your mind, you’ve always been all over the place, remember you're a cold lost soul perfectly tailored for hurting yourself and others, merciless wanderer who leaves everyone and everything behind. Then shame, guilt and frustration for feeling that all.

Every piece heightened, every move a check mate, convulsion all parts of me at its most painful altogether. I’ve had it in my first three days here nonstop. But it still keeps coming sometimes, and now I’m learning to be quiet when I feel their synchronized explosion inside. I’m learning to cope with the physical pain and to watch thoughts as if they were the storm and I was the one surviving it in a tiny little boat. But now I know that at some point it all goes away. Now I know that they come on short notice and from nowhere and that they can seem real and permanent. I’m still frightened when I feel the lack of air, but I don’t stop any of it – bring it all       I'm not (so) afraid     let me touch and play out the best and the worst      let me know you because I’m you half half       let me be you playing     let me contain you, love you,  feel you all, don't spare me        now let me be the soccer field where you are and I am not         I’m both you and you not         still and accepting      the sole space where you exist      bare pure unborn thin nothing air.

So some days in Sahaja feel like living hell. What’s Sahaja, then? - someone invisible injects huge doses of poison in my veins at once as to show me I’ve spent an entire life chocking.


*The sun sets in Sahaja. July, 2014

* Between 24 June and 23 July I lived in "Monte Sahaja", the ashram of my Guru in the southern region of Portugal. This is the third of a series of journal entries I wrote when I was living there and they'll be published here under the title "The Sahaja Diaries", a sort of chapter in the wider landscape of my summer diaries series.
All love and gratitude to Mooji-ji, in whose feet my head is always resting.
All love and gratitude to my friends of the Mooji sangha, whose presence I feel deeply in my heart wherever I am. 
 

* * *

[versão em português]

Nunca sei direito como começa. Algumas vezes elas vêm, as coisas, devagarzinho no começo para de uma hora pra outra explodir ferida aberta explosão atômica tudodeumavezsó.

: aperto em tudo, meu corpo refém, meu corpo uma jaula, pedra, pedaço de madeira, sem respirar, o medo e o suor frio, o coração que bate rápido, pulmões contraídos e eu tenho certeza que vou sufocar. Mas não só o corpo: igual naquele tipo de tortura medieval em que eles amarravam quatro cavalos nos membros de alguém e soltavam cada um correndo em um direção diferente, nestes dias pensamentos estranhos e violentos estão aqui e são eles e mais nenhum outro, você sempre soube que um dia ia enlouquecer, sempre perdida e sem direção, outsider, não se esqueça que você foi feita fria e para machucar você mesma e os outros, andarilha sem pena de ninguém que deixa tudo e todos para trás casa paisagens pais cachorro amigos exilada sem ninguém.

Cada pedacinho exagerado, cada movimento cheque-mate, convulsão em todas as partes de mim em modo dolorido máximo. Foi assim vinte e quatro horas nonstop nos meus primeiros três dias aqui, e agora elas continuam vindo algumas vezes enquanto eu vou aprendendo a ficar quieta especialmente naquele momento das explosões sincronizadas dentro de mim. Aprendendo a aguentar a dor física que elas carregam e assistir os pensamentos como se eles fossem a tempestade, eu a sobrevivente num barquinho em alto mar. Mas agora eu sei que em algum momento tudo vai embora. Sei que essas coisas vêm sem notícia de lugar nenhum, e que podem parecer reais e permanentes (isso nunca vai passar, meu Deus do céu). Ainda me assusto com a falta de ar e o sufocamento, mas agora eu não tento mais parar nada: podem vir    eu não tenho (tanto) medo de vocês     me deixe te tocar, quero ser o melhor e o pior, sombras e luzes igualmente      as duas e conhecer vocês, porque eu também sou vocês          conter vocês, amar vocês, sentir cada pedacinho de vocês       campo de futebol onde só vocês são, eu não    quieta e passiva e invisível    o espaço onde só vocês existem      nua e pura e não nasicda fina película de ar.

Alguns dias no Sahaja são viver no inferno. E o que é o Sahaja, então?

Alguém invisível injeta uma dose mortal de veneno e eu descubro que passei a vida inteira envenenada sem saber.


*O sol se põe no Sahaja. Julho de 2014

** Entre os dias 24 de junho e 23 de julho deste ano eu vivi no "Monte Sahaja", o ashram do meu guru no Alentejo, sul de Portugal. Esta é a terceira de uma série de notas que eu escrevi no meu diário durante meu tempo por lá, e elas serão publicadas aqui no blog sob o título "Os Diários do Sahaja". Eles fazem parte e são um capítulo da minha busca espiritual durante o verão de 2014, e que eu estou publicando como "Os Diários dos Verão".
Meu amor e gratidão ao querido guru Mooji-ji, em cujos pés eu descanso minha cabeça.
Todo amor e gratidão ao amigos da sangha, cuja presença eu sinto dentro do meu coração todos os dias, em qualquer lugar que eu esteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário