quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

#14. Quem não tem bife caça com quinoa

Meus pesadelos vegetarianos foram historicamente assombrados pelos fantasmas da flacidez, da pelanca no papo, do osso que quebra, da bochecha caída, da coxa murcha, do músculo do tchauzinho ladeira abaixo... Porque eu sempre ouvi dizer que sem proteína na sua vida, bye bye construção muscular, e esse - com alguns outros - é o meu repertório pessoal de imagens associadas com pessoas que não comem a proteína que precisam. Se é verdade mesmo, daquelas científicas? - ah!, que isso eu não sei. 
Minhas assombrações têm dentes ainda mais afiados: com esse tanto de atividade física que eu invento, o que seria de mim? Degeneração mais rápida da musculatura e as perspectivas de uma lombar insustentável aos 40? Eu, a hippie natureba, transformada tão cedo no corcunda de Notre Dame?
O medo levou à imobilidade, a imobilidade à reação, e a reação tem nome: quinoa.

Olha, quinoa é um alimento bem legal pra quem é vegetariano - cozida, é uma das únicas comidas do reino vegetal que por si mesmas contêm proteínas inteiras, com todos os aminoácidos.  Ela é super fácil de cozinhar, também: você coloca uma parte dela e duas de água na panela, e vupt.  20 minutos e tá pronto.

Pra incorporar no dia à dia, tenho cozinhado muita quinoa no arroz, junto mesmo, e às vezes faço a quinoa sozinha, que coloco sempre que vou comer salada - ela absorve bem os temperinhos; deixa aquele monte de folha bem gostoso. É bem fácil e ajuda a espantar minhas assombrações vegetarianas - que eu também mando embora lendo sempre o blog maravilhoso da Sônia Hirsch:

www.soniahirsch.com


Um comentário:

  1. Comi altos risotos de quinoa na Bolívia.
    Já tentou com cogumelos?
    Adoro com uns pedaços bem gordos de shiitake :)
    E por aí deve ter outros tipos bons de cogumelo, né?

    ResponderExcluir