domingo, 9 de setembro de 2012

#1. Sobre LáDosLadosDeLá

LáDosLadosDeLá é um lugar no espaço.  Ele é, por definição, o endereço do que não está do lado de cá.  É o lugar dos aléms, aquele lugar pra onde vai o super-homem dizendo "pra cima e avante", e exatamente o mesmo para onde um dia se atiraram os homens das caravelas (esses mesmos, os que chegaram LáDosLadosDeCá). É onde vive quem já morreu, sendo tanto, ou ao mesmo tempo, da ordem dos intocados pelo conhecimento e da família das coisas que a ciência não descobriu. Do signo daqueles que nunca se dão ou darão a conhecer, LáDosLadosDeLá vivem aqueles que simplesmente não reconhecem a língua da disciplina científica.  É o lugar onde estão os que se recusam a revelar-se inteiros: 1. lugar dos pedaços que desafiam as metafísicas todas do mundo e nunca formam nenhum organismo; 2. ou, DoLadoDoAvesso dele mesmo, é também onde co-habitam essas criaturas da totalidade sem limites, que de tão imensas a gente não consegue imaginar - o infinito, o imortal e seus cônjuges. LáDosLadosDeLá, sendo o lugar dos aléms e desconhecidos, é portanto o lugar dos mistérios e dos espíritos, do que não se apresenta a não ser como metáfora.  A gente se aproxima    vupt    pega um relance de olho num pedaço do rabo ou do bico, mas nunca entende direito que bicho é, se é que tem bicho ali.  Nunca o lugar dos descritivos, mas do pictórico.  É o lugar da experiência, não do sentido.
* * *
-Como um passeio de bicicleta, minha metáfora particular da vida, que é ao mesmo tempo estar e partir.
- Como as coisas que eu sinto sozinha num tapete de yoga, e que estão pra depois da ordem do físico e que eu nunca consigo explicar sem deixar meu interlocutor sem impressão de estar falando com uma hippie.
- Como minha soberba e arrogante dignidade vegetariana.
* * *
Porque é dessas coisas que eu quero falar.  E falar delas LáDosLadosDeLá, que sendo por definição o contraconceito assimétrico de AquiDosLadosDeCá, do que a gente conhece, é a casa que tem uma placa Exílio, em um dourado meio descascando, pregada na porta.  Fique à vontade, pode entrar: a casa é sua também.

4 comentários:

  1. Gostei do texto Mari, serei sua seguidora! Beijos e sucesso na escrita e devaneios... Leticia Karam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lê - que bom que você apareceu aqui... A casa é sua, entre quando quiser e mande comentários, que eu adoro. Beijinho pra você, pro Elias e pros filhotes lindos.

      Excluir
  2. Adorei baby! Nasceu o blog dos pensamentos marianianos! Será que o servidor "blogspot" aguentará essa energia toda? Eu aquo, seguirei animada, Aquidoladodecá, querendo chegar bem um dia do ladodelá. Os pedais, para mim, são "atalhos esparsos" ao lado de lá. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hey bela, adorei o blog! Tá com a sua cara! E os textos estão fantásticos. Um beijão, com todo o meu apoio!

    ResponderExcluir