segunda-feira, 6 de maio de 2013

#26. A maravilhosa gororoba de quinoa, lentilha e grão de bico

Há uma semana fiz 33 anos. De aniversário, minha amiga Bibi me convidou para almoçar num restaurante natureba lindo lá de Genebra (http://www.auxdeuxportes.ch/). Pedimos o prato do dia, que na verdade é a única opção que existe lá. Tcham tcham tcham, morrendo de fome, o pedido está aqui, na bandeja da garçonete. Em porções pequenininhas, lá estavam elas, as comidas, dispostas lado a lado no mesmo pratinho: salada de bulbo de erva-doce com limão (ultra-detox), um cereal integral (orgo, com gostinho de arroz integral), e no meio do prato, em toda sua peculiaridade e esquisitice, o prato principal - uma Coisa cheia de ingredientes, dentre os quais eu só conseguia distinguir mesmo as lentilhas, perdidas no meio de uma maçaroca branca de outros cereais e legumes.

E esta Coisa, meus amigos, esta Coisa cujo nome eu desconheço... esta coisa era maravilhosa.

Eis, então, que inspirada pela inesquecível aparência da Coisa, resolvi preparar aqui em casa minha própria versão dela. Não se deixem enganar pela descrição aqui de cima - ela era linda, a apoteose máxima do alimento bem temperado, cheiroso, de consistência perfeita, de valores nutricionais intergaláticos... E foi assim, tentando imitar esta obra-prima - com a sensação que eu estava sentadinha no Museu d'Orsay, tentando compreender e imitar as obras de arte impressionistas -, foi assim que nasceu uma das minhas melhores invenções: a "Maravilhosa Gororoba de Quinoa, Lentilha e Grão de Bico".


Aí vai a receita, sempre aberta às suas variações.  Ela não é rápida, mas é um boost de proteína e de nutrição especialmente pros vegetarianos amigos... Serve duas pessoas esfomeadas ou três pessoas sensatas. Aproveitem e não se deixem intimidar: dentro de cada um mora um cozinheiro genial.

---
Você vai precisar de:

- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 6 colheres de grão de bico cozido (eu cozinho em casa, mas você pode comprar pronto enlatado)
- 6 colheres de quinoa cozida (cozinhar quinoa é fácil e rápido: 1 parte de quinoa pra duas de água, fogo médio, 1 pouco de sal, 20 minutos de cozimento e voilà)
- 6 colheres de lentilha cozida (eu cozinho a lentilha com pedacinhos de cenoura, e fica ótimo. Para este prato, a lentilha tem que estar com uma consistência de feijão, com caldinho)
- 1 dente de alho pequeno esmagado
- 4 colheres de milho verde (mas você pode substituir por outro vegetal de mesma consistência)
- 4 champignons pequenos (mas você pode substituir por outro vegetal de mesma consistência)
- pimenta do reino e outros temperos que você gostar
- folhas de espinafre
- sal
- os temperos que você gostar (eu usei noz moscada e pimenta do reino)


Preparando:

 Veja: o prato é demorado porque envolve grão de bico, lentilha e quinoa cozidos. Tudo isto demora uma tempão para cozinhar, mas uma vez que estejam todos prontos, a preparação da gororoba é vapt-vupt.
Antes de tudo, esmague o grão de bico com um garfo. Misture-o com a quinoa e com a lentilha - você vai ver que os três juntos terão uma consistência interessante - não um caldo nem uma coisa farinhente, mas algo entre os dois, macio e firme ao mesmo tempo.
Coloque numa frigideira grande de teflon o alho, o cogumelo, o espinafre e o milho para dourar junto com o azeite de oliva. Coloque sal e temperos. Deixe até ficar bem quente, depois adicione a mistura de lentilha, quinoa e grão de bico. Acrescente um pouquinho de água e deixe esquentando em fogo baixo, mexendo para que o azeite temperado com o alho, o cogumelo e as outras coisas se misture bem com os grãos. Quando estiver bem quentinho, retire.
Eu servi com grão de bico cozido no vapor e com salada. Com arroz integral e salada também deve ser uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário