quinta-feira, 3 de abril de 2014

#63. All synonym of all/Tudo sinônimo de tudo


[Versão em português abaixo]

I carry in my heart a 2013-2014 CV in which it is written a "3-and-a-half-months bike tour in Spain". It was not supposed to be "a spiritual journey", but looking back now
I cannot see anything more spiritual than watching the sun going up and down, the days starting and falling apart in the full integrity of a transient world which insists on keeping moving no matter how fast my legs were able to cycle to catch up with it.

In my 2013-2014 Curriculum there is also this entry saying "Found a Guru" and "Spent 1 Month in India"     yet I never told it to anyone because maybe I thought nobody would ever understand that    but the moment I saw my beloved teacher he transformed himself into an Ocean so that I could not learn from him anymore the way I thought a student should take a lesson (I discovered then from him that there was a new way of learning).
But coming to teachings, it was a crowd of so new friends in India     Brazilians Israelis Serbian Slovakian British    who taught me different ways of loving.

And back in Geneva I  started writing my thesis so I put my hands on Paulo Freire's book for my 1st chapter. And I read him saying that when the oppressed rebel to transcend oppression without desiring to becoming oppressors    then they are acting with love towards the oppressors, liberating not only themselves but the oppressors too - and that's the only possible kind of true liberation.
And that reminded me of the Buddhist concept of compassion and liberation of all beings.
And also of the Beatles' song which is written in the abandoned ashram in Rishikesh and which says that in the end the love you take is equal to the love you make.
Or the documents for my thesis in which people in the 60s argue that the true gospel of Christ means acting with selfless kindness into everyday life towards everyone.
Which in turn echoes my present assumption that my ashram is the world if I am able to see it as such.

Love is wherever with you.  All just a synonym to the very same word.






* * *

[Versão em português]




Eu levo no meu coração um currículo 2013-2014 no qual lê-se "3 meses e meio andando de bicicleta na Espanha".
Não era para ser uma viagem espiritual ou algo que o valha, mas olhando para trás agora eu entendo que:
não existe nada mais espiritual que assistir os dias que começam e se despedaçam, íntegros na roda de um mundo impermanente que insiste em continuar mudando não interessa o quão rápido pedalem essas minhas pernas para tentar alcançá-lo.

E em outro lugar do meu currículo, agora em 2014, há uma seção que menciona "Mariana Carpanezzi encontrou seu guru" e também o de que "Mariana Carpanezzi passou 1 mês meditando na Índia".
Mas pra dizer bem a verdade, o fato é que eu não contei direito pra ninguém, talvez porque achei que ninguém ia entender (nem eu mesma), mas no exato momento que eu o vi, o meu querido guru se transformou num Oceano, e a partir daí eu não pude mais aprender dele do jeito que eu achava (antes) que um aluno tinha que aprender a lição          Além do Mooji, então na Índia outros professores vieram, amigos    brasileiros israelenses sérvio eslovaco inglês    que me ensinaram a amar de um jeito diferente.

E então eu voltei pra Genebra, e para escrever o primeiro capítulo da minha tese eu tive que ler este livro do Paulo Freire. E ele diz que o oprimido tem que se rebelar, mas que para transcender a opressão ele precisa ir além, sem querer transformar-se em opressor. Fazendo isto, ele age com amor, liberando a todos - a si próprio e aos opressores. Esta seria a única forma de liberação.
O que me lembrou do conceito budista de compaixão e de liberação de todos os seres.
E também da música dos Beatles que está pixada no ashram abandonado de Rishikesh e que diz que in the end the love you take is equal to the love you make.
Ou dos documentos para a minha tese, nos quais as pessoas dos anos 1960 defendiam que o verdadeiro Evangelho de Cristo só poderia existir na ação concreta, todos os dias.
E que, por sua vez, ecoa minha convicção, hoje em dia, de que o meu ashram é o mundo, e que o mais importante é ser capaz de vê-lo assim.


Love is wherever with you.  Tudo sinônimo da única e mesma palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário